reconhecimento(s)


os testemunhos que aqui se transcrevem não são mais que uma pequeníssima gota de água  (colhida em um par de horas) - uma infinitésima parte das inúmeras mensagens de agradecimento e louvor que podem encontrar-se pela web:

.

Fiz este blogue de homenagem ao Professor Santana Castilho pelo muito que o admiro e pelo reconhecimento que lhe devo - eu, e todos os professores deste país.
(...)
 ... é  um blogue sobre e para um Homem bom e solidário, que a todos nós tem vindo a servir com a acutilância da sua inteligência, a justeza e a clarividência das suas posições, a incansável tenacidade da sua luta, a ousada verticalidade do seu carácter. (ana lima)


*

comentários ao artigo "Portugal precisa de uma cultura diferente de responsabilidade" , de 10 de Novembro de 2010:

- retirados do ProfBlog (aqui) :
.
Santana Castilho continua na vanguarda do bem-dizer. Homens como estes precisam-se em Portugal, é pena não serem ouvidos, mas água mole em pedra dura tanto bate até que fura. (...) - Onilarama
.
Santana Castilho é dos portugueses que melhor reflecte sobre Educação. - Ramiro Marques
.
O meu respeito e admiração por Santana Castilho mantêm-se, como não podia deixar de ser. Obrigada pelo seu contributo. O contributo de Santana Castilho vale por si mesmo mas a sua aplicabilidade dependerá da importância e do lugar que nós, professores, lhe dermos. Santana Castilho não pode lutar sozinho, ninguém luta sozinho e a luta é de todos, como sempre foi, e só terá resultados visíveis com a união de toda a classe (...) - Cristina Ribas


*
- retirado do IN VERBIS (aqui)
.
Seriam homens como este que deveriam estar ao leme. Dados a conhecer aos cidadãos para e de modo a que pudessem ser eleitos (...) - Inocêncio Cebola
.
Sigo há muito tempo os artigos do Prof. Santana Castilho. Já perdi a conta dos artigos dele que me chegaram à caixa electrónica e que eu, de imediato, reencaminhei. Não há palavras para o bem que este homem bom e íntegro tem feito à consciência dos portugueses. Mas siga o meu conselho, afasta-se da tentação do poder. O seu papel é muito mais importante deste lado, do lado do povo. Obrigado, Santana Castilho. - Che Quédaminhavara
.
Muitos dos que têm ou tiveram as rédeas do país pensam que enganando alguns, desde que um punhado suficientemente grande, podem tudo. Esquecem que há sempre os outros. Este artigo evidencia que há quem se importe, quem saiba das coisas e quem guarde na memória as malfeitorias que se vêm fazendo ao país, até agora impunemente.
Parabéns ao autor pelo raio de luz que traz às trevas. - Priolo
.
Portugal precisa de pessoas (como SC) que saibam ajuizar e procurar o justo à luz do direito para que a soberania seja controlada pelo povo e não seja exercida de forma delinquente sacrificando os direitos de uns protegendo os delitos de outros. - Picaroto


*

do blogue Da Nação, aqui


Dedico ao Professor Santana Castilho este regresso ao meu posto. A sua inteligência, a sua determinação, a sua persistência férrea e a sua coerência absoluta são profundamente inspiradoras, despertam as energias e abalam as consciências.
Luís Costa




do blogue de Octávio Gonçalves, aqui



Nunca escondi a minha admiração pelo carácter e pelo pensamento de Santana Castilho, com quem partilho, em absoluto, quer concepções sobre a educação e a escola pública, quer diagnósticos da situação actual, críticas às medidas educativas deste e do anterior governo e propostas para reabilitar a escola pública.
(...)






do profblog, aqui

Conheço Santana Castilho há 25 anos. O conhecimento que tenho da obra publicada de Santana Castilho leva-me a avaliá-lo como um dos mais reputados especialistas portugueses em educação comparada, estatísticas da educação e política educativa. Para além de ser o especialista de educação que melhor usa a língua portuguesa, Santana Castilho publicou, ao longo de mais de 30 anos, milhares de textos sobre Educação, sempre com a marca da inteligência e escrupulosa indicação das fontes primárias.
Ramiro Marques



do movimento Promova, aqui



Frontal, chamando as coisas pelos nomes, sem rodeios(…) Santana Castilho tem assumido a defesa da escola pública e dos seus professores de forma lúcida, consistente e veemente. (…) aplaudimos o brilhantismo intelectual e a força da sua coerência (…)

 ... e aqui



O PROmova subscreve e identifica-se absolutamente com as análises e as concepções de Santana Castilho. (...) À semelhança das crónicas anteriores, recomendamos a sua leitura e divulgação/afixação nas escolas.



do blogue O Vento que Passa , aqui :



Ele bem que avisa, denuncia, teimosamente persiste nessa mítica saga de querer endireitar o mundo. Como só os puros de coração e os jovens de espírito, a crença utópica e a generosidade tanta. Cada artigo seu uma dádiva, um abanão, um sopro de vida que nos insufla.(...)

... e aqui :

Não há ninguém mais informado sobre as questões da educação, mais preparado para as analisar, propor alternativas credíveis. Ninguém mais lúcido, frontal e acutilante na desmontagem das manobras 'esteticistas' e das decisões aberrantes de quem, na 5 de Outubro, tão mal e de há tanto tempo (demasiado) vem gerindo o destino do que deveria ser uma das pedras basilares da nossa sociedade .
Fosse este um país que em vez de fidelidades partidárias valorizasse ideias e capacidades, e Santana Castilho já era ministro da educação há 'bué', (assim ele quisesse..), por todas as qualidades que se lhe reconhecem e porque tem provas dadas que o recomendam, nomeadamente quando integrou o VIII governo constitucional. (...)



.